More Acupuntura Veterinária at acupmedvet.com!

CASOS CLÍNICOS

- MEGACOLON - SARA – Felídeo, Sexo Feminino, Idade 14 anos (aprox), Raça Indeterminada -

Foi diagnosticado Megacolon a esta gata quando tinha cerca de 5 anos.
Quando foi vista pela primeira vez, e durante pelo menos os dois anos anteriores a essa primeira consulta de Acupuntura, a gata tomava LEVOLAC 3 vezes por semana e era-lhe injectado Soro subcutâneo 2-3 vezes por semana, numa Clínica Veterinária, onde também lhe proporcionavam enemas a cada 2-3 semanas.
Sendo um animal que regular e frequentemente necessitava de recorrer aos enemas de maneira a conseguir evacuar as suas fezes, quando foi vista pela primeira vez, já não recorria a esse recurso haviam passados 10 dias.
Foi efectuada Acupuntura simples dos pontos selecionados.
A duração de cada tratamento foi de cerca de 20 minutos.
Fez-se 9 sessões com uma frequência semanal, depois mais 2 sessões separadas por 15 dias, seguidas por 1 sessão passado 1 mês, outra sessão passadas 6 semanas e finalmente uma última sessão passado 3 meses.
As sessões duraram assim 8 meses.
Entre a 2ª e a 3ª sessões teve de se realizar um enema, ou seja, passados quinze dias após o início do tratamento por Acupuntura e passados 25 dias depois do enema anterior.
Após esse enema, e durante os 7 meses e meio seguintes que durou o tratamento por Acupuntura, o animal não teve de ser sujeito a mais nenhum enema.

Ao longo do tratamento foi-se reduzindo a frequência de administração de Soro Subcutâneo e do LEVOLAC, para se manter em:
- Soro subcutâneo – 1 vez a cada 15 dias
- LEVOLAC – 1 vez por semana.

Até pelo menos 12 meses após o início do tratamento todos os sintomas de Megacolon desapareceram, o animal apresenta-se estável na sua função de defecação e não necessitou de fazer nenhum enema.