More Acupuntura Veterinária at acupmedvet.com!

CASOS CLÍNICOS

- ENTERITE CRÓNICA - SAMMY – Canídeo, Sexo Masculino, Idade 12 anos, Raça Indeterminada -

Cerca de 1,5 anos antes do Sammy ter tido a 1ª sessão de Acupuntura, tinha-lhe sido diagnosticado Enterite Crónica numa Clínica Veterinária e apresentava-se com diarreias constantes, do tipo de diarreia do Intestino Delgado, podendo por vezes ter um pouco de muco e apresentarem-se raiadas de sangue, tinha um pouco de falta de apetite, alguma prostração e uma certa alteração da sua condição corporal provocada por o uso intermitente mas prolongado de corticoesteróides.
Foi efectuada Acupuntura simples dos pontos selecionados, em sessões de tratamento que duraram cerca de 20 minutos.
Fez-se 4 sessões com frequência semanal, seguidas de 3 sessões intervaladas em 1,5 semanas cada, depois fez-se 2 sessões com frequência quinzenal e 1 última sessão passado 1 mês desde a anterior.
No total fizeram-se 10 sessões num intervalo de 3 meses e meio.

Após as 4 primeiras sessões, incluindo mesmo logo a 1ª sessão, nos 3/4 dias após os dias de cada sessão, observou-se que as fezes do Sammy já estavam normais e bem conformadas, apesar de, nos últimos dias antes de cada sessão seguinte, as fezes voltarem a estar mais pastosas ou líquidas, podendo ter um pouco de muco e estarem um pouco raiadas de sangue. O animal apresentava-se já com mais energia, mais bem-disposto e com mais apetite.
Nessa altura foi-lhe reduzida a toma de cortisona para metade do que estava a tomar, iniciando-se a remoção total dos corticoesteróides.
Durante o tempo das 3 sessões seguintes as fezes do animal continuaram normais, apenas observando-se um ou outro dia de fezes com muco e apenas um dia em que estas apresentaram-se raiadas de sangue.
Após este tempo o Sammy já não estava a tomar qualquer dose de corticoesteróides.
Nas sessões seguintes e até ao final do tratamento o Sammy manteve-se sempre com as fezes bem conformadas e normais, sem não voltar a ter diarreia, sem as fezes terem vestígio de muco e sem presença de sangue. Manteve-se sempre mais activo e com mais apetite e sem tomar qualquer medicação.