CASOS CLÍNICOS
- MELHORAR QUALIDADE DE VIDA EM DOENTE COM OSTEOSSARCOMA - GUGA – Canídeo, Sexo Feminino, Idade 11 anos, Raça Schnauzer Miniatura -
Foi diagnosticado Osteossarcoma do Membro Anterior Direito da Guga numa Clínica Veterinária e os seus donos não pretenderam que se fizesse nem cirurgia nem que fosse sujeita a quimioterapia, uma vez que “o cancro já estava muito avançado” e não havia “certeza de estes tratamentos virem a ser eficazes”, segundo a opinião dos donos.
Aquando da 1ª sessão de Acupuntura o animal apresentava-se com bastante dor no membro afectado, inclusivamente claudicando dessa pata, tinha uma inapetência/falta de apetite bastante pronunciada e estava com uma energia geral bastante debilitada.
Foi efectuada Acupuntura simples dos pontos selecionados e também foi feita moxabustão de um acuponto em sessões de tratamento que duraram cerca de 20 minutos.
Fez-se 2 sessões iniciais na 1ª semana de tratamento, depois fez-se sessões semanais durante cerca de 2 meses.
No total fizeram-se 10 sessões num intervalo de 2 meses.
Logo após a 1ª sessão conseguiu ver-se uma melhoria no estado geral da Guga, estando mais enérgica, e aparentando ter menos dor na pata, não tanto ao toque, mas coxeando menos, mas ainda continuava com falta de apetite.
Após a 3ª sessão a Guga já tinha pouca dor ao toque no membro afectado e já praticamente não claudicava, e já comia com apetite.
No final do 1º mês de tratamento e até ao final do tratamento a Guga foi começando a coxear um pouco mais, se bem que se manteve sempre sem dor ao toque na pata afectada, e perdeu um pouco o apetite embora comendo sempre a dose de ração que lhe era dada.
Passado outro mês foram detectadas metástases pulmonares e os donos da Guga optaram pela eutanásia.