More Acupuntura Veterinária at acupmedvet.com!

CASOS CLÍNICOS

- ARTROSE MEMBROS POSTERIORES - TAVIRA – Canídeo, Sexo Feminino, Idade 12 anos, Raça Indeterminada -

Depois de ter sido diagnosticado Artrose dos Membros Posteriores numa Clínica Veterinária, e apesar de já lhe terem sido medicados fármacos, nomeadamente AINES (anti-inflamatórios não esteróides), Esteróides em doses anti-inflamatórias e Condroprotectores, quando a Tavira foi visto pela 1ª vez apresentava-se sem conseguir apoiar o Membro Posterior Esquerdo e apoiando muito pouco o Membro Posterior Direito, quase arrastando-se no chão apenas com o uso dos Membros Anteriores.
A Tavira tinha também perda de apetite, apresentava um estado geral muito debilitado e fraco e um “estado de espírito” e energia geral muito em baixo.
Foi efectuada Acupuntura simples dos pontos selecionados, também foi feita Eletroacupuntura de outros acupontos e moxabustão de dois pontos determinados.
A duração de cada tratamento foi de cerca de 20 minutos.
Fez-se 1 sessão semanal durante 3 semanas, depois fez-se 1 sessão intervalada de quinze dias, outra sessão após 3 semanas da anterior, uma sessão passado 1 mês dessa e fez-se 2 sessões de manutenção passados 2 e 4 meses.
No total fizeram-se 8 sessões num intervalo de 6 meses e meio.

Após a primeira sessão observava-se que a cadela já tinha mais vivacidade e mais apetite, embora a sua mobilidade ainda não estivesse melhor.
Depois da segunda sessão de tratamento a Tavira já começava a utilizar mais os Membros Posteriores para se deslocar, apesar de ter movimentos ainda fracos e descoordenados. Já apresentava apetite de um animal “normal”.
Após a sessão seguinte ela já se deslocava apoiada nos quatro membros, apesar de coxear ligeiramente do Membro Posterior Esquerdo.
Nas sessões seguintes e até ao final do tratamento a Tavira move-se muito, sem dificuldades em qualquer dos membros e bem equilibrada, apresenta-se sempre muito “animada” e com bastante apetite.